segunda-feira, 2 de agosto de 2010

'Uma noite em 67': Tropicalismo, vaias e um festival de MPB histórico


Filme com Chico, Gil, Caetano, Roberto e "garotinhos" chega aos cinemas nesta sexta-feira (30)
Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo são artistas nacional e até internacionalmente conhecidos. Já sentiram na pele o que é ser calado por uma ditadura escancarada e, em contrapartida, já desfrutaram a emoção de revolucionar uma geração inteira de jovens, músicos ou não.
O documentário "Uma noite em 67" volta mais de 40 anos no tempo para resgatar imagens e histórias da final do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, o mais lembrado acontecimento do período que ficou conhecido como a Era dos Festivais. Naquele 1967, Chico Buarque apresentou "Roda vida", e Edu Lobo cantou "Ponteio". O Tropicalismo ganhou formas e nomes, com Caetano Veloso interpretando "Alegria, alegria" ao lado dos Mutantes, e Gilberto Gil, "Domingo no parque". Sérgio Ricardo protagonizou uma cena célebre ao atirar um violão na plateia, depois de ser vaiado ao entoar "Beto bom de bola". A MPB, pode-se dizer, nunca mais foi a mesma.
Dentro da prolífica safra recente de documentários brasileiros relacionados à música, "Uma Noite em 67", dirigido pela dupla Renato Terra e Ricardo Calil, surge como um dos mais eficientes e bem realizados. Exibido em alguns festivais, o longa consegue encantar com as memórias resgatadas pelos cineastas, um trabalho em que tudo parece estar no lugar e tempo certos. Mais do que isso, consegue resgatar visualmente os elementos que transformaram aquele final de festival no clímax da produção musical dos anos 60 no Brasil.
O filme ainda traz depoimentos inéditos dos principais personagens: Chico, Caetano, Roberto, Gil, Edu e Sérgio Ricardo. Além deles, algumas testemunhas privilegiadas da verdadeira "batalha", como o jornalista Sérgio Cabral (um dos jurados) e o produtor Solano Ribeiro, partilham suas memórias de uma noite inesquecível em 21 de outubro de um ano que ficou marcado na história.

Assista o Traill   


Da Redação UNE

Nenhum comentário: